quinta-feira, 23 de junho de 2011

Emprego na net, saiba como organizar o curriculo e buscar oportunidades


O crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, aliado aos avanços e maior acesso da internet pela população, criou uma grande oportunidade aos que buscam uma vaga no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo: a seleção pela internet. Com tanto informação, redes sociais e sites, é bom ter em mente alguns cuidados e dicas para poder mostrar seu perfil profissional de forma adequada na web.

Para Marcelo Abrileri, especialista em recolocação profissional e presidente do site de empregos Curriculum, o primeiro passo é cadastrar seu currículo na internet: "Esta é a principal ferramenta na busca por um emprego, já que hoje a maioria das companhias expõe seus postos na web. A concorrência, no entanto, é grande, por isso é preciso oferecer bom conteúdo para fazer a diferença", ressalta.


Segundo Abrileri, é comum que os candidatos não se preocupem com a parte de Objetivo Profissional. "Diferentemente do currículo impresso, na versão online é importante incluir todos os cargos similares ou relacionados. As companhias buscam candidatos por nomes diferentes, que muitas vezes dizem respeito à mesma função. Por exemplo, se você é uma Secretária de Diretoria Bilíngue, coloque também Secretária Executiva Bilíngue, Secretária Executiva, Secretária Bilíngue, Secretária de Diretoria e similares", explica.

A segunda dica é manter seus dados atualizados, já que muitas empresas pesquisam candidatos sem mesmo anunciar a vaga. Um currículo completo, com dados profissionais, informações de carreira e habilidades aumenta as chances do candidato.

Outro aspecto importante é a linguagem: "É fundamental chamar a atenção logo no primeiro momento para que ele continue analisando seus dados. Não esqueça de verificar se tudo está bem escrito, sem erros de português e prolixidade. E nunca minta, isso poderá ser rapidamente descoberto durante a entrevista", lembra Marcelo.

É imprescindível ainda aproveitar as redes sociais, que podem - e devem ser utilizadas como um complemento no processo de recolocação profissional. Para o especialista, o diferencial desta ferramenta é que ela ultrapassa os limites do site e deixa disponível em redes de relacionamentos, microblogs ou qualquer outra plataforma online.

O último passo, porém não menos importante, é preparar-se para a entrevista virtual, uma das ferramentas aproveitadas pelas companhias que utilizam o recrutamento e seleção online. "É uma entrevista prévia em que são avaliados os quesitos básicos para o processo seletivo. Nessa fase deve-se prestar atenção para nao abreviar palavras e pesquisar a área de mercado da empresa", aponta Marcelo. "O importante é lançar o currículo na rede com qualidade. Quanto mais difundido, maiores serão as chances de este profissional ser visto e recolocado", conclui Abrileri.

bolsademulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário