sábado, 18 de dezembro de 2010

Tem 103 anos e é a mais velha utilizadora do Facebook


O iPad substituiu-lhe os livros de uma vida cheia de histórias para contar. O Facebook proporcionou-lhe o contacto com os seus sete netos e 13 bisnetos. Lillian Lowe rendeu-se às novas tecnologias e à rede social mais popular do mundo quando percebeu que esta era uma forma de acompanhar o dia-a-dia da família com quem não pode privar diariamente. "É uma maneira de seguir o rasto dos meus netos e bisnetos e de ficar a par das suas travessuras", disse a anciã, que sopra 104 velas daqui a dois meses.

Foi através de um dos netos, Steve, que a britânica acedeu a este "admirável mundo novo" e agora ela não quer outra coisa. Acede ao Facebook duas vezes por semana e tenta estar sempre actualizada. A proliferação desta notícia na Internet originou uma autêntica inundação de pedidos de amizade no seu perfil, oriundos de todo o mundo, que já ultrapassaram um milhar. "As pessoas enviam-me mensagens muito simpáticas. Infelizmente, não posso responder a todos porque os meus dedos cansam-se rapidamente e custa-me ler durante muito tempo", justificou Lillian.

Há mais de 70 anos a viver na mesma casa situada em Pembrokeshire, no País de Gales, a existência desta bisavó ultrapassou fronteiras e até já há quem a chame de "iGran", o que traduzido significa "iAvó", numa alusão ao iPad. A antiga gerente de hotéis tornou-se, assim, na mais velha utilizadora do Facebook, título que esteve anteriormente atribuído a Ivy Bean, também ela de nacionalidade britânica, que morreu em Julho deste ano aos 104 anos.

Lillian Lowe ainda se recorda do naufrágio do Titanic, em 1912, e guarda na sua memória o momento em que estava na escola e foi anunciado o início da I Guerra Mundial, em 1914.

Agora, em pleno século XXI, esta bisavó ainda foi a tempo de conhecer a revolução das novas tecnologias e a explosão das redes sociais, e tornou-se, ela própria, numa notícia.

A família de Lillian está orgulhosa da sua popularidade. "A minha avó não tem medo das novidades e está sempre disposta a aprender. É uma grande inspiração para todos nós", disse o seu neto Steve Lowe. "Levo-lhe o meu iPad todas as semanas para ela poder navegar na Internet à vontade", acrescentou.

Desengane-se quem pensa que a curiosidade tecnológica desta centenária termina no Facebook. Lillian Lowe já explorou alguns recantos da Internet, entre os quais o Google Earth, aplicação que dá ao utilizador a possibilidade de "viajar" pelo mundo sentado no conforto do seu lar.

A bisavó de 103 anos escolheu a Austrália como destino para recordar uma viagem. "Quando tinha 84 anos, visitei a Austrália com a minha irmã mais nova, Mary, que completa cem anos em 2011. Foi uma viagem inesquecível", explicou. Através do iPad do seu neto, Lillian Lowe voltou a visitar o rio Swan. "Escolhi esse rio porque me lembro de ter ficado deslumbrada com ele. E ontem voltei a olhar para ele durante vários minutos."

Mas o fascínio pelas mais-valias da Internet não faz com que se deslumbre na íntegra. A britânica sabe separar o trigo do joio e realça que as redes sociais são apenas uma maneira de facilitar a comunicação e não um substituto do convívio e do afecto.

"Com a minha idade já passo grande parte do meu tempo sentada, já não consigo correr como antigamente. Mas acabo sempre por ter uma companhia." E é por isso que Lillian Lowe apenas utiliza o Facebook duas vezes por semana, para aproveitar o resto da sua vida em família.



DN tv e media

Nenhum comentário:

Postar um comentário