domingo, 19 de junho de 2011

Novas mudanças no protetor solar


A partir de 2012, os termos "bloqueador solar", "à prova d'água" e "à prova de suor" estão banidos das embalagens de filtros solares nos Estados Unidos. O motivo é uma nova regra anunciada pela FDA (Food and Drug Administration, órgão que regula a comercialização de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos).

Ainda de acordo com o órgão, a frase "amplo espectro" só poderá ser utilizada por produtos que comprovarem proteção contra os raios UVA e UVB, prejudiciais à pele. Dentro de um ano, todos as embalagens de filtros solares vendidas nos EUA vão precisar informar o tempo durante o qual o protetor é resistente à água e ao suor.

A informação de que o produto reduz o risco de câncer de pele e o envelhecimento precoce só poderá constar em loções com fator de proteção solar (FPS) superior a 15. Os produtos que têm FPS entre 2 e 14 deverão incluir no rótulo o aviso de que não ajudam na prevenção da doença.

No Brasil também se estuda uma mudança na regulamentação dos filtros solares. Devem ficar mais rígidas as regras para comprovar a proteção contra raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento. As novas diretrizes devem entrar em vigor ainda em 2011.

bolsademulher

3 comentários:

  1. Nossa dessa eu não estava sabendo!!! Vou favoritar o blog.. Conteudo bem bacana!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah! eu vi essa reportagem no Jornal hoje da rede globo
    num entendo bem o por que mas tudo bem =)

    gostei muito do blog,diversificado e ao mesmo tempo com um tema definido
    bão bão

    http://algopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da informação, Elizangela, afinal sol, no Brasil, faz parte da nossa vida desde que nascemos, são mts meses de sol forte e as indústrias que fabricam filtros solares precisam tratar o assunto com mt seriedade.

    obrigada pela visita em preteritosmatinais, agora seguindo vc tb.
    bjs

    ResponderExcluir